O nome “Renko” é derivado da palavra japonesa “renga”, ou seja, tijolo.
O gráfico Renko é construído a partir de uma série de tijolos determinados pelas flutuações no preço.
Quando um preço aumenta, um tijolo é colocado acima no gráfico e com os preços em queda, um tijolo é adicionado abaixo. “Renko” significa um “ritmo lento” em japonês.
O gráfico Renko nasceu no Japão, provavelmente em algum lugar no século 19.
Os EUA e a Europa ouviram pela primeira vez sobre o assunto depois que Steeve Nison o publicou em 1994 no seu livro, Beyond Candlesticks: New Japanese Charting Techniques Revealed.
O gráfico Renko como mencionado acima ignora a linha do tempo e se preocupa apenas com o movimento dos preços.
Então, o gráfico Renko é um conjunto de barras verticais (“tijolos”).
A cor dos Tijolos são usados ​​os mesmos critérios dos candlesticks.
A construção é regulada com o comportamento dos preços.
O preço tomado do período atual é comparado com a mínima e máxima do tijolo anterior.
Se os ativos fecham acima de seu preço de abertura, um tijolo de alta é desenhado com a parte inferior do corpo representando o preço de abertura e a parte superior do corpo representando o preço de fechamento.
Se os ativos fecham abaixo de seu preço de abertura, um tijolo de baixa é desenhado com a parte superior do corpo representando o preço de abertura e a parte inferior do corpo representando o preço de fechamento.
O primeiro tijolo do gráfico é desenhado dependendo do comportamento do preço, o preço de abertura da barra é levado para a máxima e a mínima do tijolo anterior.
Imagine que o mercado permaneça lateral, independentemente do time frame (intradiário ou diário). A visão por candles fica muito complexa.
No gráfico de candles, se o preço praticamente não variar ao longo de 15 minutos, por exemplo, e você estiver em um gráfico de um minuto, você terá 15 candles um ao lado do outro.
No Renko, você terá apenas um box.

Categorias: Tutoriais

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *